Pin hole
É um tipo de fotografia feita artesanalmente que utiliza o princípio da câmera escura e cujo nome significa “buraco de agulha”.
A câmera pin hole pode ser feita em caixas, latas, ou qualquer outro recipiente que possa ser fechado e vedado totalmente à entrada de luz, exceto pelo orifício que servirá de diafragma e que terá o diâmetro de uma agulha fina, (é o que dá origem ao seu nome). Deve-se pintar ou forrar o seu interior com material opaco na cor preta.
Construída a câmera, a próxima etapa é prepará-la para fotografar. Coloca-se um papel fotográfico ou filme dentro da câmera no lado posterior ao furo. Este procedimento deve ser feito em ambiente escuro para evitar que o material fotossensível seja velado. O orifício da câmera deverá ser coberto por uma fita isolante que servirá de obturador. Depois de definido o local onde a será feito o registro da imagem deve-se apoiar a câmera de maneira que não haja trepidação e descobrir o furo.
Assim como nas câmeras tradicionais o tempo de exposição dependerá das condições de luz do ambiente, mas também pela construção do equipamento. No entanto o tempo de exposição será maior do que nas câmeras com objetivas.
A nitidez da imagem dependerá do tamanho do orifício e da distância do plano focal. Para determinar esta relação existem fórmulas que ajudam a fazer o cálculo. Também estes ajustes poderão ser feitos pelo fotógrafo dependendo das condições em que vai se encontrar e dos objetivos que ele tenha em relação à fotografia, através de experimentos práticos.
A formação da imagem dentro da câmera ocorrerá como na câmera escura, onde as ondas de luz que se propagam em direção ao furo do equipamento refletirão dentro da câmera formando a imagem invertida.
Há ainda outras variações da câmera pin hole, podendo ter dois furos, o que acarretará na dupla exposição, tendo uma imagem sobreposta à outra. Outra possibilidade é, utilizar uma câmera circular com diversos orifícios dispostos uniformemente e se obterá um registro da imagem em 360°.
A fotografia pin hole desperta interesse em muitas pessoas e tem sido muito utilizada em escolas, auxiliando no ensino de artes e também física aplicando o conhecimento de maneira lúdica, o que incentiva a aprendizagem.
Como sai da latinha
Positivada
Pin Hole / Brinquedos - Laboratório P&B / ULBRA - Professor Fernando Pires