Sarah Bernhardt e Félix nadar

 Henriette Rosine Bernardt, nascida em Paris dia 22 de outubro de 1844, conhecida mundialmente por Sarah Bernhardt, foi uma atriz francesa, já chamada por alguns "a mais famosa atriz da história do mundo".Bernhardt fez sua reputação nos palcos da Europa na década de 1870, e logo passou a ser exigida pelos principais palcos do continente e dos Estados Unidos. Conquistou uma fama de atriz dramática, em papéis sérios. Seu papel mais marcante foi o da peça A Dama das Camélias de Alexandre Dumas. Visitou o Brasil quatro vezes, as duas primeiras ainda durante o reinado de D. Pedro II. Na última visita, durante uma encenação, sofreu um acidente que lhe gerou sérios problemas em sua perna e que culminou, anos depois, em sua morte, em 26 de março de 1923.  

 Gaspard-Félix Tournachon, conhecido como Félix Nadar, nasceu em Paris em 5 de Abril de 1820 e foi um fotógrafo, caricaturista e jornalista francês. Tirou as suas primeiras fotografias em 1853, e em 1858 ao sobrevoar Paris num balão de ar quente, tornou-se na primeira pessoa a tirar fotografias aéreas.Em Abril de 1874, cedeu o seu estúdio de fotografia a um grupo de pintores (Monet, Renoir, Pissarro, Sisley, Cézanne, Berthe Morisot e Edgar Degas), numa altura em que o impressionismo era rejeitado pela crítica, o que lhes possibilitou apresentarem a primeira exposição de impressionismo.  

 Sarah foi, por várias vezes, modelo de Nadar. Ele buscava realismo e naturalidade e, ela como atriz, era perfeita para este papel. 








fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sarah_Bernhardt
http://pt.wikipedia.org/wiki/Félix_Nadar

0 comentários:

Postar um comentário